Osteopatia
é um sistema autónomo de cuidados de saúde primário, que se baseia no diagnóstico diferencial, bem como no tratamento de várias patologias, e prevenção da saúde, sem o recurso a fármacos ou cirurgia.

A Osteopatia enfatiza a sua acção centrada no doente, ao invés do sistema convencional centrado na doença. A Osteopatia utiliza várias técnicas terapêuticas manuais, entre elas a da manipulação do sistema músculo-esquelético (ossos, músculos e, articulações) para ajudar no tratamento de doenças.

É considerada uma das disciplinas da medicina alternativa, ou terapêutica não convencional, uma vez que seus princípios filosóficos são diferentes dos da medicina convencional.
Os tratamentos usam uma abordagem holística da saúde, considerando que a capacidade de recuperação do corpo pode ser aumentada pela estimulação das articulações.

Na prática, os tratamentos da osteopatia estão enfocados em dores nas costas, pescoço e demais articulações.
A Osteopatia é um sistema estabelecido e reconhecido de diagnóstico e tratamento que tem como ênfase principal a integridade estrutural e funcional do corpo. É distinta no facto que reconhece que a maior parte da dor e incapacidade que sentimos advém de disfunções da estrutura corporal, assim como lesões provocadas pela doença.

 


Dr.  António Silva