A Endocrinologia é a especialidade médica que se dedica ao diagnóstico e tratamento das doenças que afectam as glândulas endócrinas.

As glândulas endócrinas ou de secreção interna produzem hormonas, substâncias que são libertadas para a corrente sanguínea e exercem os seus efeitos nas células alvo localizadas à distância. A hipófise, a tiróide, as glândulas paratiróides, as glândulas suprarrenais, o pâncreas, os ovários e os testículos são glândulas endócrinas clássicas. São também hoje considerados endócrinos, dada a sua importante produção de hormonas, o tecido adiposo, o osso, o intestino, entre outros.

Algumas hormonas têm efeitos reguladores de outras glândulas que delas dependem, outras hormonas têm efeitos mais vastos, regulando funções tão importantes como o crescimento, o desenvolvimento sexual, a reprodução, a amamentação, a resposta ao stress e o metabolismo.

Ao Endocrinologista cabe o tratamento/orientação terapêutica de doenças muito frequentes como é o caso da diabetes mellitus e da obesidade. As doenças da tiróide são também frequente motivo de consulta. Também frequente, mas sub-diagnosticado, é o hiperparatiroidismo primário. Outras doenças são mais raras e devem ser sempre avaliadas e tratadas pela Endocrinologia. Destas são exemplos o prolactinoma, a acromegalia, a síndrome de Cushing, os tumores das glândulas suprarrenais, o insulinoma, entre outras.




Dr. Davide Carvalho

 


Dr.Lima Reis