A Odontopediatria é a área da medicina dentária dedicada à saúde oral de bebés, crianças e adolescentes. A atuação tem início durante a gravidez, orientando a futura mamã quanto aos cuidados de saúde oral que deve ter, assim como, que tipo de acompanhamento deve dar à saúde oral do bebé.

Na consulta de odontopediatria a criança tem o primeiro contato com o médico dentista, realizando tratamentos preventivos de educação e motivação para a higiene oral, de forma a garantir uma boa saúde oral.
A grande maioria das cáries dentárias nas crianças é de evolução rápida e surgem por dificuldade na higiene oral.
Recomendamos que a primeira visita ao médico dentista se realize a partir do momento em que nascem os primeiros dentes, normalmente entre os seis meses e um ano de idade.

Nesta primeira consulta são observadas as condições orais da criança, controle da erupção dentária e realização dos tratamentos preventivos necessários.
São ainda fornecidas instruções de higiene oral, quer às crianças, quer aos encarregados de educação, de forma a garantir a manutenção de uma boa saúde oral.

O odontopediatra apresenta conhecimentos sobre as diversas fases do crescimento e desenvolvimento da criança, atuando em cada uma delas, de acordo com a individualidade de cada paciente, para que este atinja a idade adulta com uma condição oral saudável, tanto a nível funcional como estético.

Dr. Gonçalo Oliveira Dr. Fernando Reis